segunda-feira, 12 de julho de 2010

PARA LER DURANTE AS FÉRIAS...



"Em uma sala de aula, havia várias crianças, quando uma delas perguntou à professora:
- Professora, o que é o amor?
A professora sentiu que a criança merecia uma resposta à altura da pergunta inteligente que fizera.
Como já estava na hora do recreio, pediu para que cada aluno desse uma volta pelo pátio da escola e trouxesse o que mais despertasse nela o sentimento de amor.
As crianças saíram apressadas e, ao voltarem, a professora disse:
- Quero que cada um mostre o que trouxe consigo.
A primeira criança disse:
- Eu trouxe esta flor, não é linda?
A segunda criança falou:
- Eu trouxe esta borboleta - veja o colorido de suas asas, vou colocá-la em minha coleção.
A terceira criança completou:
- Eu trouxe este filhote de passarinho - ele havia caído do ninho junto com outro irmão. Não é uma gracinha?
E assim as crianças foram se colocando.
Terminada a exposição, a professora notou que havia uma criança que tinha ficado quieta o tempo todo.Ela estava vermelha de vergonha, pois nada havia trazido.
A professora se dirigiu a ela e perguntou:
- Meu bem, por que você nada trouxe?
E a criança timidamente respondeu:
-Desculpe,professora,vi a flor e senti o seu perfume, pensei em arrancá-la, mas preferi deixá-la para que seu perfume exalasse por mais tempo. Vi também a borboleta, leve, colorida... Ela parecia tão feliz, que não tive coragem de aprisioná-la. Vi também o passarinho, caído entre as folhas, mas, ao subir na árvore, notei o olhar triste de sua mãe, e preferi devolvê-lo ao ninho. Portanto, professora, trago comigo: o perfume da flor; a sensação de liberdade da borboleta e a gratidão que senti nos olhos da mãe do passarinho. Como posso mostrar o que trouxe?
A professora agradeceu à criança, pois ela fora a única que percebera que só podemos trazer o amor no coração."

Do livro: História para sua Criança Interior
Autora: Eliane de Araujoh

Contribuição para o BLOG: Carolina Abdo Mendonça Prata




ALUNO DA EMTCE BRILHA NA OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA DA REGIONAL LESTE



O aluno do 3º Ano do 1º Ciclo da EMTCE, RAFAEL DIAS GOMES CALDEIRA, foi classificado em 2º lugar na Olimpíada de Matemática da Regional Leste. A premiação foi motivo de grande orgulho para sua mãe, D. Maria Alice, para sua professora, Vitória Paula, e para a Coordenação e Direção da Escola.
A entrega das medalhas aos vencedores ocorreu na sede da Regional Leste, com a presença do Gerente da Educação, José Eduardo Vidigal.

















Como premiação, Rafael recebeu um jogo pedagógico. À Escola foi dado um conjunto de 11 jogos, intitulado Oficina do Pensar e Agir.


KANDINSKY em desenhos




Dando continuidade ao estudo sobre Wassily Kandisnky(1866-1944), os alunos da Profª Yêda produziram desenhos sofisticados, tendo como modelo a obra "SOBRE PONTOS"(1928) do grande pintor russo.
O resultado foi esplêndido: traços fortes e determinados, que denotam compreensão e domínio da técnica. Confiram!!!!

















quinta-feira, 8 de julho de 2010


MERENDA 'NO CAPRICHO'!!!






A deliciosa merenda da "Theomar" é feita com muito capricho pelas nossas excelentes cozinheiras: ROSALHO, LUCIENE E ROSA (foto).
Além de preparar o cardápio seguindo as orientações da PBH, com os nutrientes e porções apropriadas para a alimentação infantil, elas colocam uma grande dose de carinho também. Tudo é feito para que as crianças recebam uma merenda saudável e de paladar agradável.
O serviço de copa merece especial destaque, pois os critérios de higiene são seguidos com rigor e denotam o cuidado permanente.



















ROMERO BRITTO encanta as crianças




Os alunos da Profª Érica estão encantados com o realismo mágico da obra de Romero Britto, pintor e escultor brasileiro, cuja obra contemporânea retrata seres vivos ou objetos, de forma lúdica e multicolorida.
Os primeiros trabalhos produzidos - a partir da escultura original intitulada SQUEAK- foram expostos no painel da turma e, depois, farão parte da exposição da Feira de Cultura, em novembro.






















































Certificado de Autenticidade

quarta-feira, 7 de julho de 2010


Fachada da EMTCE



No muro externo que compõe a fachada da EMTCE, estão escritos e ilustrados os"DIREITOS DA CRIANÇA". Durante o processo educacional, os alunos vão aprendendo que eles têm todos esses direitos, mas também têm deveres. Aos poucos, vão entendendo as regras da boa convivência, nos múltiplos espaços em que vivem, que devem passar pelo respeito a si mesmo e ao próximo.



terça-feira, 6 de julho de 2010


PAPARAZZO NO "ARRAIÁ DA THEOMÁ"

Um fotógrafo paparazzo ficou tão encantado com o "Arraiá da Theomá", que registrou algumas cenas interessantes, que não podemos deixar de mostrar, pois revelam alegria, beleza e envolvimento de todos para o sucesso da festa.















































E a co
munidade prestigiou a festa, assistindo às danças, aplaudindo o que viu, saboreando os quitutes, criando um ambiente de alegria, animação e cordialidade. Isso é muito bom, pois nos mostra que vale a pena investir em Educação e Cultura.

segunda-feira, 5 de julho de 2010


ARRAIÁ DA THEOMÁ





A festa junina da EMTCE foi um sucesso!
A linda decoração, as comidas deliciosas(caldos, canjica, pipoca) e as danças dos alunos foram preparadas com antecedência, com carinho e esmero, pelas professoras, funcionários e direção.




Queremos parabenizar os pais ou responsáveis pelo capricho com suas crianças, que vieram muito bem trajadas a caráter, com maquiagens graciosas e criativas. Percebemos a alegria dos alunos com a presença de seus familiares, o que denota compromisso com as atividades escolares.


























COMENTÁRIOS

RECEBIDOS POR- EMAIL


"Fiquei encantada, Nadja, tempos novos e muito melhores para o ensino. Parabéns pelo seu trabalho e para toda a equipe, levando a essas crianças tanto carinho e conhecimentos. Beijos," Vanda Curi

"Beatriz que legal! Parabéns a você, às professoras, a todas as funcionárias e às crianças desta escola maravilhosa. Sinto-me honrado em poder trabalhar com música aí na Theomar de Castro. Beijos a todos!!!" Paulo Lobão


"Parabéns, vejo que vocês estão 'bombando'!!!" Eduardo Sarquis

"Acompanhar a Escola Municipal Theomar de Castro Espíndola é um prazer.Nela se acompanha:coletividade,profissionalismo,competência, amizade,respeito, carinho e...muito sucesso!" Fabíola Fátima de Castro Guerra- acompanhante pedagógica da Regional Leste


CORREIO EMTCE



Foi inaugurada este ano a tão esperada "CAIXA DE CORREIO EMTCE", para que os alunos possam depositar e receber as correspondências. Essa iniciativa pedagógica visa estimular a socialização e a escrita. Resgatar o hábito da troca de correspondências escritas manualmente é um desafio no mundo atual, em que impera a comunicação virtual.


















sexta-feira, 2 de julho de 2010



ALFABETIZAR PARA A VIDA


Alfabetizar não é só levar o aluno a decodificar letras, sílabas, palavras, frases...e registrá-las. É necessário, simultaneamente, desenvolver outras competências, tais como entendimento ao ler, construção de sequências lógicas e inteligíveis, pontuação, e, acima de tudo, criatividade e autonomia. Assim, a apropriação da leitura e escrita terão função social, como instrumento em sua vida fora dos muros da escola.
Nessa linha educacional, as professoras trabalham e colhem resultados, que variam de acordo com as potencialidades individuais. Os resultados são relativos, mas estimulantes. O que se consegue é sempre um progresso em relação à socialização e à situação inicial do aluno em nível cognitivo.


Como exemplo, apre
sentamos os excelentes resultados alcançados pelas turmas das professoras Eliana (1° turno) e Andréa (2º turno), nos quesitos supra- citados.









quinta-feira, 1 de julho de 2010


COMO COLOCAR UM COMENTÁRIO



PARA NÓS, SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE!!!

OS COMENTÁRIOS PODEM SER ADICIONADOS NO ÍTEM "COMENTÁRIOS", QUE VEM ABAIXO DE CADA MATÉRIA. É NECESSÁRIO SELECIONAR UM PERFIL PARA QUE SUA A MENSAGEM SEJA EFETIVADA E PUBLICADA.
O PERFIL MAIS SIMPLES É O "ANÔNIMO", QUE LHE DÁ A OPÇÃO DE ASSINAR OU NÃO A MENSAGEM.
JÁ A "CONTA GOOGLE" PODE SER ATIVADA COM SEU E-MAIL E VAI IDENTIFICÁ-LO(A) COMO REMETENTE.

CASO NÃO CONSIGA ENVIAR SEU COMENTÁRIO, MANDE MENSAGEM PARA:


emtce@pbh.gov.br ou para nadja.neves@pbh.gov.br

TEREMOS PRAZER EM DIVULGAR SEU COMENTÁRIO.