quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

PROJETO A COR DA CULTURA



A Cor da Cultura é um projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira, fruto de uma parceria entre Canal Futura, CIDAN, SEPPIR, MEC, Fundação Palmares, Petrobras e TV Globo.

Visite o site do Projeto:
www.acordacultura.org.br

PROJETO ANUAL DA EMTCE


O projeto pedagógico da EMTCE para 2011 apresenta como temática as influências culturais trazidas para o Brasil pelos povos indígenas e estrangeiros, como africanos, italianos, árabes, espanhóis e outros.

As culturas afro-brasileira e indígena serão trabalhadas com base no projeto geral da Prefeitura de Belo Horizonte, intitulado "A Cor da Cultura", em cumprimento à Lei Federal nº 11.645, de 10 de março de 2008 que diz:
"Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena"

Para que nosso trabalho obtenha sucesso total, contamos com a participação da comunidade, trazendo informações, atividades e todo tipo de contribuição para o conhecimento das diversas manifestações das africanidades brasileiras. Exemplos: músicas, histórias, trajes típicos, capoeira, entidades afins etc.

Na Feira de Cultura - que este ano acontecerá em setembro - serão apresentados os trabalhos realizados durante o ano por todas as turmas da EMTCE.


terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O que é ESCOLA INTEGRADA


O programa

O Programa Escola Integrada aumentou para nove horas diárias o tempo de permanência dos alunos da rede pública municipal da capital mineira. Implantado em 128 das 171 escolas do ensino fundamental da Prefeitura, o programa amplia as possibilidades de aprendizado do aluno e a interação entre escola e comunidade.

A maior parte das escolas da Rede Municipal de Educação já oferece ensino em dois turnos aos seus alunos. Nos últimos dois anos, o número de escolas integradas saltou de 50, em 2008, para 128, um aumento de 156%. Os alunos atendidos passaram de 15 mil para 33 mil. Lançada em 2007, a iniciativa é voltada aos estudantes do ensino fundamental regular diurno. Os alunos que participam do programa têm uma jornada de nove horas diárias em atividades educativas e recebem alimentação balanceada em todas as refeições.

A ampliação da jornada educativa extrapola os limites das salas de aula e do prédio escolar. Em cada escola integrada há um professor comunitário que coordena as atividades, mas muitas das ações desenvolvidas são realizadas fora do ambiente escolar. Nesses casos, o acompanhamento é feito por um monitor, que pode ser um estudante universitário ou um agente comunitário.

Atividades

Além das atividades regulares, os estudantes têm aulas de língua estrangeira, aulas de arte, auxílio no dever de casa, praticam esportes, brincadeiras e oficinas variadas em espaços alternativos, como praças, parques, quadras, clubes, associações, academias e igrejas. Essas oportunidades são construídas com o apoio e a contribuição de entidades de ensino superior, empresas, organizações sociais, grupos comunitários e pessoas físicas.

Parcerias

O Escola Integrada se baseia no conceito de Cidade Educadora, integrando os diversos projetos sociais já existentes na Prefeitura com os programas desenvolvidos pela sociedade civil e ONGs que trabalham nas proximidades das escolas. O município tem como meta expandir ainda mais a oferta de vagas e o número de instituições participantes do programa.

É graças às parcerias que o Escola Integrada se expande cada vez mais em Belo Horizonte. A contribuição pode ser em forma de voluntariado, doação de materiais, transporte para excursões, custeio de revitalização de espaços na escola e no entorno, investimento na formação dos agentes culturais, cessão de espaços para a realização das oficinas ou desenvolvimento de projetos.


sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

VOLTA ÀS AULAS




ESTAMOS DE VOLTA ÀS AULAS, ESPERANDO QUE 2011 SEJA UM ANO PROMISSOR, COROADO POR GRANDES REALIZAÇÕES!


ESPERAMOS QUE TODA A COMUNIDADE ESCOLAR CONTINUE PRESTIGIANDO NOSSO BLOG, EXPRESSANDO OPINIÕES E SUGESTÕES.

EM BREVE, REGISTRAREMOS AS PRIMEIRAS ATIVIDADES DESTE ANO LETIVO. AGUARDEM!!!